O nosso Blog

  • Cabeçal de Filtragem LAMA
    Cabeçal de Filtragem LAMA
    71 visualizações 0 comentários 0 Gosto

    Fornecimento e instalação de cabeçal de filtragem da marca Lama Sistemas de Filtrado S.L. composto por 16 filtros de areia de 1200 + 2 filtros de segurança de malha de limpeza automática, colectores de entrada e saída...

    Ler mais
  • COMO MONTAR UM SISTEMA DE REGA DE JARDIM?
    COMO MONTAR UM SISTEMA DE REGA DE JARDIM?
    1245 visualizações 0 comentários 0 Gosto

    O sonho de qualquer pessoa que possui um espaço ao ar livre, é decerto um jardim verdejante, bem cuidado e alvo de olhares de admiração.  Para tal, é necessário criar todas as condições adequadas, sendo que uma...

    Ler mais
  • BOMBAS DE ÁGUA LEO
    BOMBAS DE ÁGUA LEO
    637 visualizações 0 comentários 0 Gosto

    LEO PUMPS...Já conhece as bombas LEO?Na nossa loja temos em stock praticamente todos os modelos de bombas da marca LEO e com preços absolutamente fantásticos.Saiba mais junto do nosso balcão, por email...

    Ler mais
  • 5 DICAS PARA CONSTRUIR UM SISTEMA DE REGA EFICIENTE
    5 DICAS PARA CONSTRUIR UM SISTEMA DE REGA EFICIENTE
    266 visualizações 0 comentários 1 Gosto

    O cuidado com as plantas é essencial para quem quer ter um jardim bonito e bem cuidado. Uma das formas de manter as plantas sempre verdes e saudáveis é fazer a rega de forma correta. Porém, nem todo mundo sabe como...

    Ler mais

COMO MONTAR UM SISTEMA DE REGA DE JARDIM?

1245 Visualizações 0 Gostou

O sonho de qualquer pessoa que possui um espaço ao ar livre, é decerto um jardim verdejante, bem cuidado e alvo de olhares de admiração.

 

Para tal, é necessário criar todas as condições adequadas, sendo que uma delas passa pela pelo sistema de rega.

 

Se quer deixar de lado as mangueiras e o trabalho de regar tudo à mão, apostar num sistema de rega automático pode ser uma excelente escolha.

 

Descubra como pode ser feita a instalação!

 

Importância de um Sistema de Rega

 

Quem tem jardins sabe que são zonas de lazer, descontração e de partilha de bons momentos, pelo que cuidar deles permite usufruir ao máximo desses espaços.

Além de toda a manutenção necessária, é fundamental garantir um fornecimento adequado e eficiente de água, a fim de contribuir para que o solo se mantenha húmido (até 10-15 cm de profundidade) e a vegetação existente continue viva e com bom aspeto.

 

Para isso, a água tem de ser distribuída uniformemente e na quantidade necessária, para que nenhum recanto fique de fora. A forma mais eficaz de o conseguir é através de um sistema de rega.

 

Mas antes de começar há que ter algumas considerações.

 

1º Planear o projeto

 

Planear a instalação de um sistema de rega é o primeiro passo para evitar problemas que comprometam a sua eficiência.

 

Saiba que um bom sistema de rega é aquele que se adapta às características do terreno e à vegetação que se pretende regar.

Se ajudar, pode começar por:

  1. desenhar a área que será abrangida pelo sistema, localizar as fontes de água e todos os pormenores e obstáculos, como arbustos ou árvores;

  2. Depois disso, planeie estrategicamente os locais onde serão instalados os emissores, respeitando os limites dos mesmos que irá utilizar.

  3. De seguida, calcule o tubo necessário para que a água chegue aos locais pretendidos, com o mínimo de perda de carga e velocidade de escoamento certa para que não se acumulem impurezas nas tubagens, caso não tenha ferramentas para fazer este cálculo consulte um dos nossos técnicos que estará disponível para o ajudar.

 

Por fim, a economia de água deve ser uma preocupação constante durante o planeamento, uma vez que se trata de um recurso valioso. Assim, considere também a região onde se encontra e a frequência de precipitação: um local mais chuvosa dispensa tantos gastos de água, e para evitar esses gastos num sistema de rega automático podemos ligar ao nosso programador de rega um sensor de chuva para que este não regue durante o período de chuvas.

 

Escolher o Sistema

Cada terreno exige um determinado sistema de rega.

De forma geral, considera-se que existem três formas: aspersão, microaspersão e gota-a-gota.

 

Em sistemas de rega por aspersão, a água é distribuída sob a forma de chuva, permitindo alcançar a totalidade da superfície de forma uniforme e regular.

 

Este método pode ainda recorrer a dois sistemas:

  • Aspersores: emissores rotativos e de alta pressão, ideais para superfícies de média/grande dimensão;

  • Pulverizadores: emissores de baixa pressão, indicados para áreas mais pequenas.

 

Na caso microaspersão, a água é distribuída em parcelas localizadas, também sob a forma de chuva. Tendo um alcance mais curto, é o método perfeito para floreiras ou canteiros.

 

No gota-a-gota, a rega é feita em pontos no solo localizados junto a cada planta, através de gotejadores. Sendo a distribuição em forma de gota, apresenta uma baixa pressão.

 

Guia de Montagem

Apesar de existirem outros métodos, o mais comum é montar o sistema de rega em valas de profundidade adequada para aplicação dos tubos enterrados.

 

Ainda assim, as técnicas de instalação podem variar de acordo com as características das tubagens e restantes acessórios.

 

De forma geral, podem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Abrir as valas para a tubagem: as dimensões devem respeitar o diâmetro dos tubos;

  2. Ligar os tubos de acordo com o recomendado e colocar nas valas;

  3. Furar as condutas principais usando um berbequim para ligar aos tubos verticais onde serão colocados os emissores;

  4. Se for necessário, cortar o tubo vertical na medida exata, tendo em consideração que os emissores em posição de repouso devem ficar ao nível do solo;

  5. Enroscar os emissores nos tubos verticais;

  6. Fechar as extremidades livres de tubagens com acessórios apropriados;

  7. Cobrir as valas.

 

É também necessário montar o programador, isto é, o comando de funcionamento onde poderá regular o horário e tempo de rega, de acordo com o recomendado.

 

Garanta uma boa instalação para um resultado de excelência

 

Deixamos-lhe um conselho: optar por um sistema automático planeado e instalado por profissionais garante mais eficiência e autonomia.

 

Montar um sistema de rega de forma incorreta pode trazer alguns problemas, incluindo:

  • Aumento dos custos de manutenção do terreno;

  • Roturas do equipamento e fugas de água;

  • Necessidade de substituição de toda a estrutura.

 

Além disso, nem sempre é fácil escolher o sistema adequado.

 

Se é o seu caso, nós podemos ajudar. Na NEXTGREEN tem à sua disposição uma vasta gama de produtos de sistemas de rega e um aconselhamento personalizado.

 

Recorda-se do jardim que imaginou no início deste artigo? Agora já sabe como fazer do sonho uma realidade.

Visite ainda a nossa página de Facebook, lá temos mais dicas.

Deixe um comentário

Entrar para deixar comentário